Extrato do benefício do INSS – Tire suas dúvidas

previdencia_inssTodos os beneficiados pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social têm direito a benefícios exclusivos em termos municipais, estaduais e federais. Em muitas cidades, por exemplo, os aposentados ou pensionistas tem direito a descontos ou imunidade tributária relacionada aos impostos municipais como IPTU e em outros serviços públicos como água e esgoto. Além disso, o conveniado pode pedir empréstimos em bancos e instituições com valores menores de taxas e juros, por exemplo, e outros serviços a ele exclusivos.

Para comprovar seu direito a esses benefícios e serviços é preciso apresentar documentos diversos e exigidos por cada instituição e órgão. Um deles é o extrato do benefício do INSS.

Tudo sobre o Extrato do INSS

O extrato do INSS é um documento particular relacionado ao recebimento de pagamento de pensão ou aposentadoria do conveniado. O documento é emitido mensalmente e deve ser verificado pelo próprio conveniado para fins de certificação de pagamento correto.

É nesse extrato que constará o valor do benefício e descontos relacionados a empréstimos, quando houver.

Relação com Dataprev: Para ter acesso ao extrato, o beneficiado deve acessar o banco de dados da Dataprev – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social. O sistema é totalmente seguro e está diretamente vinculado ao INSS e Ministério da Previdência Social.

Para que serve o extrato: O extrato de pagamento de benefício do INSS serve para comprovação e verificação dos valores pagos aos beneficiados do INSS. O extrato de contribuição previdenciária é destinado aos trabalhadores com ou sem direito a entrada na aposentadoria, independentemente do tipo, para fins de análise de dados cadastrais e vínculos de emprego e remuneração.

Esse documento é essencial para que o segurado saiba quando pode dar entrada em seus benefícios.

Para que serve o benefício

O benefício de aposentadoria é destinado a todos os trabalhadores que atuaram no Brasil e contribuíram para o INSS. É um direito alcançado por lei e válido após recolhimento por tempo determinado, em caso de morte ou invalidez.

Como funciona o pagamento: O pagamento é feito mensalmente através de depósito bancário. A base de cálculo é feita considerando-se o tempo de contribuição e salário no decorrer dos anos, bem como idade do trabalhador.

Quem tem direito: Tem direito a aposentadoria todos os trabalhadores que contribuíram para o Ministério da Previdência Social – MPAS. Em caso de morte ou aposentadoria por invalidez, o mesmo, considerando-se os fatores específicos.

Aposentadoria especial é um direito do trabalhador que fica exposto a determinados riscos e agentes em função de seu trabalho e que põe sua saúde e integridade física em risco.

Como ter acesso ao número de benefício do INSS

O número do benefício do INSS é fornecido ao interessado pelo próprio instituto, através de comunicação por Correios a partir do momento que é identificado o direito ao benefício.

Em caso de dúvida, é possível esclarecimento e solicitação de informações e de emissão do número na agência mais próxima.

Diferença entre extrato e certidão negativa

O extrato de contribuição possui informações relacionadas ao histórico de contribuição. A CND – certidão negativa de débitos – é um outro documento que comprova a regularidade nos recolhimentos obrigatórios ao contribuinte.